Fundado em 24 de Outubro de 1857 na cidade de Sheffield, Inglaterra, o Sheffield Football Club foi o primeiro clube oficial de futebol do mundo, tendo recebido este reconhecimento pela FIFA com a "Ordem de Mérito" entregue ao clube em 2004 (é o único clube a receber esta honraria da organização, ao lado do Real Madrid).
Nathaniel Creswick, jogador e co-fundador do Sheffield FC. |
Seu surgimento está diretamente ligado ao nascimento do futebol moderno, ou pelo menos das diretrizes que levaram o futebol ao amadurecimento estrutural que tornou o esporte como é conhecido hoje. Dois atletas de críquete, William Prest e Nathaniel Creswick, buscavam um novo esporte para praticar no inverno (as condições climáticas dificultavam a prática do críquete) e optaram pela prática do futebol, que já era praticado em colégios e universidades inglesas, mas ainda de forma rústica. Prest e Crewick fundaram então um clube para a prática do esporte, mas também denotaram a necessidade de estabelecer um conjunto de regras para o funcionamento deste esporte coletivo. Dentre as regras determinadas pelo clube, surgiram a cobrança de falta, o escanteio, ou tiro de canto, a cobrança lateral e o travessão. Foi também no Sheffield FC que surgiu a idéia de se utilizar o cabeceio.
Membros e atletas do Sheffield FC, em 1857. |
Charles Clegg |
O clube perdeu espaço no cenário nacional em 1885, quando foi instituído o profissionalismo no futebol. Declinando para o amadorismo, o Sheffield FC deu passagem ao surgimento de clubes como o Aston Villa e o Nottingham Forest. A comissão do clube sugeriu à FA a criação de uma liga amadora, da qual o clube passou a fazer parte. Em 1904 o Sheffield FC levantou seu primeiro caneco, ganhando a FA Amateurs Cup sobre o Ealing Football Club (hoje um clube de rúgbi), por 3 a 1.
Em 2007 o clube celebrou seu aniversário de 150 anos com um evento um tanto especial, promovido pela FIFA: uma partida contra a Internazionale de Milão, no estádio Bramall Lane, que contou com a presença de 18.741 expectadores e tendo sua cerimônia de abertura sendo realizada pelo Rei Pelé. A partida acabou 5 a 2 para o time italiano, mas o evento contou com uma série de homenagens para o clube mais antigo do mundo.
Atualmente o clube disputa a Northen Premier League Division 1, umas das inúmeras divisões do complicado sistema da Liga Inglesa de Futebol. Renegado ao amadorismo por própria escolhas mas jamais esquecido pelos amantes do futebol e sua história, e pelos poucos mas apaixonados torcedores que carrega consigo desde os primórdios, o "The Club" permanece vivo e sua contribuição para o crescimento do esporte mais popular do mundo estará para sempre registrado nos anais da história do futebol.
Fontes:
http://www.sheffieldfc.com/index.php?option=com_content&view=section&id=13&Itemid=182
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sheffield_Football_Club
http://en.wikipedia.org/wiki/Sheffield_F.C.
Salve Diego.
ResponderExcluirNão conhecia essa história, realmente sensacional.
Gostei muito do blog, ficou bem legal mesmo.
Parabéns pelo blog.
Abraços.
Obrigado Marcelo!
ResponderExcluirEm breve mais curiosidades sobre a grandiosíssima história do futebol.
Abraços!