domingo, 5 de fevereiro de 2012
A BOLA DE FUTEBOL MAIS ANTIGA DO MUNDO
Qual a bola de futebol mais antiga de que se tem registro em todo o mundo?
Existem divergências quanto a esta questão. Levando em conta as diversas formas como o futebol, ou o que ainda viria a sê-lo em um futuro, era praticado na idade média e mesmo nos milenares tempos da China, diversas foram as formas de "pelota" utilizadas na prática do esporte. Vale lembrar que até mesmo cabeças humanas já foram utilizadas pelos militares chineses nos anos 3.000 A.C., mas certamente este tipo macabro de "gorduchinha" não deve ser considerada uma bola oficial.
Aquela que é considerada a mais antiga e próxima de uma bola de futebol oficial, levando em conta a época de seu surgimento, é esta da imagem acima, a Charles Goodyear's Soccer Ball. Desenvolvida em 1855 pelo inventor norte-americano que empresta o nome ao objeto, foi a primeira a ser consituída em couro e borracha, graças à utilização de borracha vulcanizada (invenção desenvolvida por Goodyear) que tornara a borracha mais maleável, o que permitia à bola maior aderência ao chute.
Foi utilizada pela primeira vez em uma partida entre o Oneida Football Club (tido como o primeiro clube de futebol dos EUA) e um combinado de estudantes de Boston. O clube de Oneida também era composto por estudantes, liderados por Gerritt Smith-Miller, e o futebol, ou "soccer" praticado ainda era distante do que passou a ser regrado e difundido pelos ingleses dentro de alguns anos.A partida deu-se no Boston Common, onde foi erguido um monumento em celebração ao evento e onde a bola foi estabelecida como um prêmio, permanecendo em Boston até 1925, quando foi doada pela família de Smith-Miller para o The Society For The Preservation Of New England Antiquies.
Atualmente se encontra no National Soccer Hall Of Fame, em Nova Iorque.
Entretanto, segundo os escoceses, esta bola da figura acima é a mais antiga pelota de futebol de que se tem registro. O objeto data de mais de 450 anos atrás e teria pertencido à rainha Maria Stuart da Escócia, que viveu no século XVI. Não se sabe qual o uso da mesma pela monarca escocesa, mas é de conhecimento que objetos como estes, feitos com bexigas e pele e couro de animais (este em especial, de bexiga de porco e couro de veado), eram chutados por pessoas nos grandes campos e pátios das planícies escocesas e da Europa, mas sem que houvesse alguma organização futebolística de fato em sua prática ou mesmo um conjunto de regras. O uso de bolas feitas de bexiga animal era comum em quase todos os esportes praticados na Idade Média, e foram estas que originaram a maioria das bolas esportivas que conhecemos hoje, e consequentemente, os esportes e a forma como são praticados hoje.
O objeto pertence ao Stirling's Smith Museum, na Escócia, e foi levado à exibição durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
Há também indícios de bolas feitas de bambú e fios de cabelo no Japão, em meados de 1.000 A.C., numa prática de chute ao objeto realizada por militares (algo similar ao que os chineses faziam). É difícil levar em conta o que deve ser considerado para definir qual foi de fato a primeira bola de futebol. No entanto, o fato de não precisar chutar cabeças ou restos de animais para se praticar um esporte já é um grande alívio.
Fontes:
http://www.soccerballworld.com/Oldestball.htm
http://mysoccerblog.blogspot.com/2006/04/worlds-oldest-soccer-ball.html
http://www.smithartgallery.demon.co.uk/collections.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bola_de_futebol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O melhor é jogar com bola de meia.
ResponderExcluirAbraços.